top of page

Vida e obra da professora e historiadora Lúcia Castro. Conheça mais sobre a trajetória e as contribuições de Lúcia Castro para a área da história e da educação.

Professora Lúcia Castro

     Nascida em São Luís do Maranhão em 03/08/1956, '''Lúcia Maria Silva Castro''', filha de Vicente Adrônico Castro e Maria de Jesus Silva Castro (ex-operários do extinto sistema fabril de São Luís), e mãe de uma única filha, a empresária Rakell Cristiane Castro Perdigão Freire, teve toda a vida estudantil advinda da rede de ensino público desde as primeiras letras ao curso universitário, exceto a especialização. Graduada em História - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no ano de 1982, e Pós-Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC - Belo Horizonte) no ano de 1997, doravante desempenha a função de educadora em unidades de ensino público de São Luís.
     Professora da Rede Pública de Ensino Estadual, com mais de quatro décadas de experiência, a professora Lúcia Castro (como é conhecida) iniciou oficialmente a sua jornada pedagógica no mesmo ano em que foi licenciada, 1982. O seu ponto de partida foi o antigo Instituto de Educação do Maranhão (IEMA), Escola Estadual de Ensino de formação de professores de 1ª a 4ª séries, espaço que a própria educadora considera como um laboratório de aprendizagem e a mola propulsora da sua carreira na docência, onde colaborou notadamente na área das Ciências Humanas para formação de profissionais do magistério.
     Depois de galgar um vasto currículo como participante e consultora de cursos, simpósios, seminários e fóruns de debates educacionais, assim como a aprovação em concursos públicos, e prestar relevantes serviços à educação do Estado do Maranhão, se aposenta no ano de 2007, porém não interrompe a sua missão: permaneceu atuando na Rede Pública de Ensino Municipal, como professora de História na UEB Uruati, onde ali desenvolve até o ano de 2022, vários Projetos Políticos Pedagógicos, trabalhando com alunos de 6ª a 9ª ano, legatários de seus saberes adquiridos, na valorização do protagonismo infanto-juvenil. Missão que considera como o seu último ministério na área da educação em colaboração da formação civilizatória de novas gerações da Ilha de São Luís.
     Ex-militante, a professora Lúcia Castro participou da Greve Estudantil de São Luís no ano de 1979, e assim como alguns de tantos outros sujeitos políticos anônimos daquele momento histórico que se engajaram na luta, lhe custou uma prisão arbitrária, contudo não se deixou abater, pelo contrário, se fortaleceu ainda mais adquirindo experiência nessa mobilização política.
A luta teve um ganho real, garantiu o direito à meia passagem para os estudantes maranhenses, todavia o ganho maior foi participar de um movimento em prol da DEMOCRACIA BRASILEIRA (ainda vivíamos na época, resquícios do Regime Militar), melhor ainda, lutar em favor da LIBERDADE dos brasileiros desta Ilha abençoada por Deus!

Fale comigo.

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page